O Município de Barcelos participou, em Badajoz, no Ato de Comunicação do “Projeto: Caminho Vertical – Operação de Importância Estratégica”, uma iniciativa no âmbito dos Caminhos de Santiago, apoiada pelo programa europeu Interreg VI-A Espanha – Portugal (POCTEP) 2021-2027. Em representação da Câmara Municipal de Barcelos, a Vereadora Elisa Braga, responsável pelo pelouro da Cultura e do Turismo, sublinhou a importância da cooperação transfronteiriça e, em particular, dos Caminhos de Santiago na valorização do território.
O CAMINO VERTICAL é um projeto transfronteiriço que tem como principal objetivo valorizar e dinamizar os Caminhos de Santiago menos conhecidos do oeste peninsular, promovendo a sua proteção, modernização e promoção como produto turístico vivo e sustentável.
Entre as diversas regiões espanholas (Badajoz, Cáceres, Cadiz, Córdoba, Extremadura, Huelva, Sevilha, Ourense e Zamora) e turísticas portuguesas (Região de Turismo do Alentejo e Turismo do Centro), Barcelos é o único município envolvido no projeto, demonstrando a importância do concelho no Caminho de Santiago. Através do Programa Interreg (POCTEP) o Município de Barcelos obteve um financiamento de 139 mil euros, verba a alocar aos seguintes objetivos: sinalizar as duas variantes do Caminho no concelho de Barcelos (Franqueira e Abade de Neiva), instalar estruturas de sombreamento e descanso, remover pontos negros em locais de perigo para os peregrinos, colocar sinalética, criar vídeos de informação, fazer promoção em feiras de turismo e elaboração de merchandising.