A convite da APACI e da APAC, a secretária de Estado da Ação Social e da Inclusão, Clara Marques Mendes, e o presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Mário Constantino Lopes, fizeram hoje uma visita a estas duas instituições sociais para se inteirarem dos projetos de reabilitação e ampliação das respetivas instalações, que pretendem concretizar nos próximos anos.
Além da secretária de Estado e do edil de Barcelos, integraram a comitiva o vereador do Urbanismo, Carlos Eduardo Reis, o vereador da Ação Social, António Ribeiro, e o diretor do Centro Distrital da Segurança Social, João Ferreira.
A visita iniciou na APACI – Associação de Pais e Amigos Centrada na Inclusão, onde a diretora de serviços, Diana Fernandes, fez um retrato do trabalho que diariamente realizam com as crianças e jovens, enumerando os problemas, as preocupações e os anseios que tem, nomeadamente na concretização de projetos que permitam requalificar as instalações e aumentar a capacidade de respostas nas diversas valências que fazem parte do programa de intervenção da instituição.
Neste momento, a APACI atende cerca de 600 utentes e tem em lista de espera 70 pedidos de assistência.
Depois desta primeira visita, a comitiva rumou até à sede da APAC – Associação de Pais e Amigos de Crianças, onde a diretora, Berta Costa, conduziu uma visita guiada pelas instalações, apresentando os serviços que a instituição que dirige presta à comunidade.
Após anunciar que a APAC presta apoio a cerca de meio milhar de crianças, desde bebés até jovens de 14 anos, os responsáveis governamentais e camarários foram convidados a visitar um terreno, situado na freguesia de Vila Boa, onde a APAC pretende construir um lar residencial e CACI – Centro de Acolhimento e Capacitação para a Inclusão, tendo-lhe ali sido apresentado o respetivo projeto.
APACI – Associação de Pais e Amigos Centrada na Inclusão
“A Associação foi fundada em 7 de abril de 1978 pelo Dr. Aníbal Rodrigues de Araújo em colaboração com outras personalidades, algumas das quais pais de crianças com deficiência. É uma instituição de solidariedade social que tem por objetivo, segundo os seus estatutos, a promoção intelectual, moral e social das crianças inadaptadas, com vista à sua perfeita adequação ao meio e à sua integração na sociedade como elementos válidos da mesma, a quem deva e possa dar idêntico tratamento e igualdade de oportunidades”.
APAC – A Associação de Pais e Amigos de Crianças
“A missão da APAC é apoiar, capacitar e (re) habilitar as crianças, jovens e famílias com vulnerabilidades, sejam no âmbito da deficiência, problemas no desenvolvimento ou em risco de exclusão sociais. Na prossecução desta missão desenvolve, em cooperação com Instituto da Segurança Social, IP, respostas sociais, em diferentes áreas de intervenção”. Tem como principal objetivo “promover ações de reabilitação, orientação, integração e apoio a crianças e jovens com paralisia cerebral, deficiências neuromotoras, com problemas de desenvolvimento e/ou em situação de risco, integrando atividades de orientação e apoio psicossocial, médico médico-funcional e terapêutico.