O Município de Barcelos aproveitou o 1.º Fórum da Juventude, realizado na passada sexta-feira à noite, para apresentar o novo Cartão Jovem. A partir de agora, os jovens barcelenses, entre os 12 e os 29 anos, já podem usufruir de um conjunto alargado de vantagens que potenciam a mobilidade e a aquisição de serviços em áreas como o turismo, o desporto e o fitness, a cultura, a educação, a ocupação de tempos livres, o lazer e o bem-estar, as tecnologias de informação, entre outras. A adesão dos jovens a este cartão é gratuita e acontece de forma digital sobre o formato de uma aplicação de telemóvel. Se estás interessado inscreve-te neste link https://barcelos.cartaojovem.pt/
O Cartão Jovem Municipal tem a particularidade de poder ser utilizado não só no concelho de Barcelos como em todo o país e restantes territórios europeus. Ainda em início de lançamento, já há 50 empresas que aderiram a este projeto, havendo muitas mais que já manifestaram interesse em aderir a esta iniciativa.
O Cartão Jovem Municipal é uma modalidade do Cartão Jovem E.Y.C. (European Youth Card), proporcionando aos seus titulares mais de 40 mil vantagens europeias, das quais 4 000 são nacionais, através de descontos, reduções e isenções em produtos e serviços prestados por entidades públicas e privadas.
A cerimónia de assinatura deste protocolo entre a Câmara Municipal de Barcelos e a Movijovem realizou-se na passada sexta-feira, no âmbito do 1.º Fórum da Juventude de Barcelos, e contou com a presença da Vereadora da Educação e Juventude, Mariana Carvalho, e do Vice-Presidente da Movijovem, Tiago Rego.
Na ocasião, Tiago Rego congratulou o Município de Barcelos por se associar a esta rede, afirmando “o desafio está feito, o convite é claro e resta-me agradecer ao Município por se ter juntado a nós, um município sem sombra de dúvidas – virado para a juventude”.
Por seu lado, Mariana Carvalho, Vereadora da Juventude, referiu “este é mais um passo que damos na valorização de políticas públicas para a juventude do nosso concelho. Ao mesmo tempo em que se dinamiza o comércio local, fomentando a aquisição de bens pelos jovens, criamos parcerias fantásticas que irão promover o nosso território e o que de melhor temos no concelho para oferecer”. Mariana Carvalho finalizou lembrando que, com este Cartão Jovem Municipal, “passamos a integrar uma vasta rede de apoios aos jovens”.
1.º Fórum da Juventude
Contando com cerca de 70 participantes, o 1.º Fórum da Juventude constituiu uma excelente oportunidade para que os jovens do concelho avançassem e discutissem propostas inovadoras para incluir no Plano Municipal da Juventude de Barcelos.
O tema global do Fórum versava a Emancipação Jovem – A Fixação dos Jovens em Barcelos, procurando perceber como a Câmara Municipal pode contribuir para a fixação de jovens no concelho de Barcelos.
Estando presente a Vereadora, Mariana Carvalho, o Diretor Regional do IPDJ, Vítor Baltazar Dias, e o Presidente do Conselho Nacional de Juventude, André Cardoso, os participantes distribuíram-se por 8 temas de discussão: Cidadania e Voluntariado, Estilos de Vida Saudável, Direitos Humanos, Saúde Mental, Emprego e Inovação, Educação e Formação, Cultura e Criatividade, Diversão e Comunidade.
No final da noite, houve tempo para a apresentação das conclusões, pelos porta-vozes de cada uma das mesas, seguindo-se, como já foi referido, o lançamento do Cartão Jovem Municipal de Barcelos.