Barcelos vai ganhar mais duas creches. O concurso público para a reconversão e adaptação dos edifícios da antiga Escola dos Penedos, em Arcozelo, e do Jardim de Infância de Macieira de Rates já está a decorrer e as duas novas creches vão acolher 174 crianças, desde o berço até aos três anos de idade. O investimento nos dois equipamentos ronda 1,5 milhões de euros e prevê-se que as obras fiquem concluídas até final de maio do próximo ano.
Atualmente devoluto, o edifício da Escola dos Penedos, com oito salas, vai ficar com capacidade para acolher 132 crianças: 20 no berçário; 32 até aos dois anos; e 80 crianças dos dois aos três anos.
A proposta de adaptação do edifício a creche mantém a traça original da escola do “plano centenário”, apenas com alterações mínimas face às necessidades de utilização. Nos berçários, serão introduzidos compartimentos para higienização e copa de leite; enquanto nas restantes salas serão colocados equipamentos sanitários. As obras vão também permitir a criação de espaços para a direção e trabalho dos técnicos e núcleo administrativo. Estão também previstas áreas de atividades lúdicas, pedagógicas e de refeição. No recreio, existirá uma zona coberta e ainda outras zonas que permitirão a utilização de brinquedos.
Além da adaptação da Escola dos Penedos, em Arcozelo, também o edifício do Jardim de Infância de Macieira de Rates vai ser convertido em creche. Atualmente em mau estado de conservação, vai ser necessário efetuar obras integrais de melhoria, tanto no interior como no exterior.
O projeto e o programa de utilização do edifício preveem a criação de uma zona de receção que fará a separação entre a área administrativa e a zona privada da creche.
Com capacidade total para acolher 42 crianças: 10 em idade de berçário; 14 até aos dois anos; e 18 dos dois aos três anos, o projeto prevê também a criação de zona administrativa e de espaços capazes de integrar valências múltiplas, sendo que todas as salas de atividades têm acesso ao espaço de convívio e de refeições e ligação direta ao logradouro.