O Município de Barcelos promove, nos próximos dias 15, 16 e 17 de novembro, ações de visita e interpretação da vida na Idade Média, nas ruínas do Castelo de Faria. Estas ações contam com a participação de uma dezena de artesãos e profissionais da recriação histórica que apresentarão ofícios medievais, oficinas de experimentação e de recriação histórica, tentando reproduzir o ambiente vivido no local há mais de 600 anos. Animais de sela e de carga, falcoaria, ferreiros, tecelões e outros agentes emprestam ao Monumento Nacional a ambiência de outros tempos.
No dia 15 de novembro, as atividades serão dedicadas exclusivamente às escolas do primeiro e segundo ciclos inscritas neste evento. As crianças e jovens terão oportunidade de ver fazer, de visitar os recantos do Castelo e ouvir contar as histórias do lugar.
Esta ação estava prevista para o passado mês de outubro (na comemoração do Dia Nacional dos Castelos) mas foi reprogramada devido às condições atmosféricas.
A iniciativa, que vai para o terceiro ano consecutivo, insere-se no conjunto das atividades de promoção e de dinamização que o Município tem incrementado no local, desde que recebeu a tutela da gestão das ruínas arqueológicas, em 2022.
A entrada é livre.