Quatro mil alunos das escolas do concelho de Barcelos vão participar na “Marcha pela Liberdade”, uma iniciativa inserida na programação das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, promovidas pelo Município de Barcelos.
O desfile, que se realiza na próxima terça-feira – dia 23, com início às 14h30 – vai desenrolar-se por várias ruas da cidade, o que obrigará a cortes e condicionamentos de trânsito.
Vão participar neste evento alunos a partir dos 14 anos, pertencentes às Escolas Rosa Ramalho, Vale do Tamel, Vila Cova, Braga Oeste, Alcaides de Faria, Manhente, Barcelinhos, Gonçalo Nunes, ETG, Profitecla, Escola Secundária de Barcelos, Colégio La Salle, Abel Varzim, APAC, APACI e Viatodos.
Itinerário do Desfile
O desfile começará às 14h30, na Avenida João Duarte, e segue o seguinte percurso: Av. João Duarte, Avenida Dom Nuno Álvares Pereira, Rua Irmã São Romão, Campo 5 de Outubro, Avenida da Liberdade (pedonal), Largo da Porta Nova, Rua D. António Barroso, Rua Infante Dom Henrique, Largo do Município.
Condicionamento de trânsito
A realização deste Grande Desfile escolar obriga a cortes e condicionamentos de trânsito. Assim, a partir das 00h00 da manhã do dia 23 de abril, haverá inibição de estacionamento na Avenida João Duarte, desde a rotunda com o cruzamento com a Avenida Dom Nuno Álvares Pereira até à rotunda com o cruzamento com a Rua Dona Maria José Novais.
Haverá corte de trânsito, a partir das 13h30 (até à saída do último grupo), na Avenida João Duarte, desde a rotunda com o cruzamento com a Avenida Dom Nuno Álvares Pereira até à rotunda com o cruzamento com a Rua Dona Maria José Novais.
Haverá também corte de trânsito na Avenida Dom Nuno Álvares Pereira na rotunda com a Rua Abade Paes no sentido descendente (em direção ao Centro), com passagem apenas para os autocarros das escolas que vão descarregar os alunos da Marcha, a partir das 13h30 até às 16h00.
De igual modo, haverá corte de trânsito a partir das 14h15 em todo o percurso do desfile, até que o mesmo termine.
Sem corte, mas com condicionamentos, estarão a Rua Dr. José António Peixoto Pereira Machado, desde o Tribunal.
Haverá ainda inibição de trânsito e estacionamento no Largo Dom António Barroso e Largo do Município, todo o dia, das 00h00 às 19h00 do dia 23 de abril.
Programação para o dia 25 de Abril
O dia 25 de abril tem uma intensa programação ao longo de todo o dia. Logo pela manhã, às 10h00, acontece o hastear da bandeira no edifício dos Paços do Concelho, seguindo-se às 10h30, na Avenida Sidónio Pais, uma largada de Paraquedistas em Queda-Livre e, pelas 11h30, o desfile de Fanfarras e animação de rua (folclore) nas ruas do Centro Histórico.
Da parte de tarde, pelas 15h00, tem início a Sessão Solene da Assembleia Municipal de Barcelos, no auditório dos Paços do Concelho, e, pelas 18h00, no Largo da Porta Nova, arranca o concerto “Mil Vozes A Cantar Abril” com a participação de 70 grupos Corais e a Orquestra da Banda Musical de Oliveira.
Recriação Histórica e Conferência de Durão Barroso
Ainda no âmbito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, decorrerá no dia 27 de abril, das 16h00 às 18h00, a Recriação Histórico-Cultural do 25 de Abril com a participação dos Grupos de Teatro do Concelho de Barcelos, que envolverá cerca de 150 atores.
A 28 de abril, domingo, realiza-se a Conferência “Portugal na Europa e no Mundo”, pelo ex-Comissário Europeu, Durão Barroso. A iniciativa, que acontece no auditório dos Paços do Concelho, tem início às 21h15 e tem entrada gratuita.