O Conselho Municipal da Juventude de Barcelos, reunido na passada sexta-feira, aprovou a realização de um estudo das perspetivas dos percursos profissionais dos jovens estudantes de Barcelos, a elaborar pelo IPCA – Politécnico do Cávado e do Ave. A pesquisa vai incidir sobre os alunos que estão entre o 9.º e o 12.º ano e permitirá afinar estratégias para o futuro.
Na mesma sessão, que se realizou na Casa da Juventude, os conselheiros elegeram, por unanimidade, o membro Susana Araújo como representante no Conselho Municipal de Educação.
Presente nesta reunião do Conselho, a Vereadora da Educação, Mariana Carvalho, sublinhou a importância da programação que o pelouro da Juventude vai promover ao longo do ano, salientando quatro grandes eventos: Skill UP- Feira de Emprego e Empreendedorismo, Casa R, In the Box e o projeto Arte em Movimento.
Entre outros assuntos da agenda de trabalhos, foram aprovados, por unanimidade, a alteração ao Regimento Interno do Conselho Municipal de Juventude, potenciando a possibilidade de realizar reuniões online ou híbridas.
A sessão permitiu também apresentar a estratégia municipal para a juventude, bem como os programas “Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas” e “Férias em Movimento” lançados pelo IPDJ – Instituto Português do Desporto e da Juventude.