São três escolas completamente requalificadas. O Município inaugurou ontem e hoje ( 20 e 21 de março) as obras de reabilitação da Escola Básica EB1-JI de Carapeços, de requalificação e ampliação da Escola Básica do 1.º Ciclo /Jardim de Infância da Pousa e as obras de reabilitação e ampliação da Escola Básica de Martim. Simultaneamente também foram inauguradas três novas Bibliotecas Escolares, uma em cada estabelecimento de ensino.
Nos atos de inauguração, estiveram presentes, além do Presidente da Câmara Municipal e da Vereadora da Educação, os diretores dos Agrupamentos a que pertencem as escolas, os patronos das Bibliotecas Escolares, e os presidentes de Junta de cada uma das freguesias.
Na requalificação e ampliação destes três edifícios, o Município investiu 3,260 milhões de euros, sendo que estas operações foram cofinanciadas pelos fundos comunitários do FEDER.
Segundo o Presidente, Mário Constantino Lopes, “a aposta do Executivo Municipal no setor da Educação é prioritária e fundamental para o desenvolvimento dos jovens barcelenses”. Salientando que “essa aposta se faz em dois eixos, equipamentos e promoção das aprendizagens”, o autarca enalteceu “o trabalho desenvolvido por toda a comunidade educativa: diretores, professores, funcionários, pais e alunos”, considerando que “desse trabalho, empenho e dedicação resultarão novas gerações mais bem preparadas ao nível da instrução escolar, da educação cívica, da ética, dos valores e dos princípios”.
O edil barcelense acrescentou que gosta particularmente de fazer inaugurações de obras nas escolas, “porque as escolas são ou representam aquilo que de melhor podemos dar em termos de futuro à nossa população. Se nós conseguirmos ter boas escolas, nós estamos a dar boas condições para os alunos terem uma melhor educação, a criar condições para enfrentarem melhor o futuro”.
Mário Constantino Lopes fez questão de recordar que algumas destas obras foram lançadas pelo Executivo anterior.
Por seu lado, a vereadora Mariana Carvalho, referiu que, estando à frente do pelouro da Educação há dois anos e meio, nesse período já percebeu que “o tempo da vontade política não é o tempo da execução dos projetos e das obras”. No entanto, salientou que “quando há união de vontades e de esforços as coisas acontecem e hoje estão a acontecer”, disse, referindo-se aos autarcas, aos diretores dos agrupamentos e aos professores, a quem agradeceu o trabalho que desenvolvem nas respetivas escolas.
Já os presidentes de Junta das Freguesias que viram as suas escolas totalmente requalificadas, saudaram o investimento municipal feito na recuperação desses equipamentos e agradeceram o empenho da Câmara Municipal na realização das obras.
O presidente da Junta de Carapeços, Armindo Vilas Boas, assegurou que esta obra foi fundamental para resolver os problemas que afetavam a comunidade escolar da freguesia. “Foi muito importante a reabilitação desta escola, que agora tem todas as condições para os professores lecionarem, existem muito melhores condições do que anteriormente”.
No mesmo sentido, se manifestou o autarca da freguesia da Pousa. José Pedro Ribeiro Gomes demonstrou a sua “satisfação e alegria” por ver concretizada “uma ambição de anos. A nova Escola da Pousa, ambicionada há tanto tempo, está finalmente concluída. Aqui todos terão todo o conforto e os meios necessários para o seu desenvolvimento. Quero agradecer a todas as pessoas que diretamente ou indiretamente contribuíram para a execução desta obra, e agradeço de uma forma muito especial à Câmara Municipal”.
Em Martim, o Presidente da Junta, António Carvalho, sublinhou que “a inauguração das obras de requalificação são o culminar de uma das grandes vitórias que qualquer ser humano, independentemente das funções que ocupa, se deve orgulhar”, já que “a escola é uma das valências mais importantes numa freguesia. Estamos muito contentes e agradecemos o esforço que tem vindo a ser feito pelo Agrupamento e por todos os profissionais. O autarca local deixou também uma palavra de gratidão ao Presidente da Câmara, relembrando que já em 2005, como vereador da Educação, ali tinha estado a assinar um auto de consignação de obras de melhoria do parque escolar.
Por seu lado, os Diretores dos Agrupamentos, Paulo Sampaio, e Cândia Ferreira, salientaram “a importância destas obras de requalificação, fundamentais para aumentar a atratividade para os alunos e destacaram “o compromisso e a esperança” de que aqueles espaços “contribuirão para crianças mais felizes e com desejo de aprender”. Ambos os diretores se mostraram gratos pelo esforço feito pelo Município para concretizar a requalificação dos edifícios escolares.
Escola EB1-JI de Carapeços
A requalificação do edifício assentou nas soluções consideradas mais vantajosas do ponto de vista térmico-construtivo, dando resposta às propostas do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.
O principal objetivo foi o aumento da eficiência energética, obtido através da melhoria da envolvente do edifício, através da intervenção nas fachadas, coberturas e espaços envidraçados. Na estratégia de reabilitação térmica, no isolamento das paredes exteriores, houve o cuidado de preservar a imagem ornamental das fachadas. Também houve intervenções nas zonas das salas de aula com destaque para os pavimentos reduzindo em quase 50% as perdas em termos climáticos.
As coberturas também foram completamente renovadas sendo colocados painéis sandwich com 8 cm de isolamento. A intervenção custou 917 mil euros.
Escola Básica do 1.º Ciclo /Jardim de Infância da Pousa
A requalificação e a ampliação das instalações da Escola Básica do 1.º Ciclo /Jardim de Infância da Pousa consistiram na melhoria das condições deste estabelecimento escolar que agora tem seis salas de aula, uma biblioteca, um refeitório, áreas de apoio, sala de professores e instalações sanitárias para a Escola Básica e para o Jardim de Infância.
A intervenção acautelou novas acessibilidades ao edifício, agora adaptadas a pessoas com mobilidade reduzida. Foi privilegiada a traça arquitetónica do edifício principal (edifício do Plano dos Centenários), adequando a ampliação à construção existente, à topografia e à envolvente.
O custo da intervenção cifrou-se em mais de 1, 5 milhões de euros.
Escola Básica de Martim
A reabilitação e ampliação da Escola Básica de Martim importou num investimento de 800 mil euros. O objetivo da obra foi recuperar, melhorar e ampliar o edifício existente.
A escola de Martim integra o conjunto de edifícios escolares designados por “Plano dos Centenários”, com dois pisos, e uma área bruta de construção de aproximadamente 612 metros quadrados. A escola já tinha sido objeto de uma ampliação e requalificação no ano 2006/2007.
A nova intervenção no edifício incluiu a substituição dos pavimentos exteriores, pavimentos interiores, coberturas, caixilharias e equipamentos sanitários. A ampliação criou novos espaços de apoio às oito salas de aula existentes.
António Carvalho, autarca de Martim, é o espelho do orgulho da terra com a nova escola. “Esta obra foi extremamente importante para a nossa comunidade, porque tínhamos uma escola muito degradada para aquilo que são os requisitos de hoje. Estamos todos felizes e satisfeitos com a realização desta obra, disse.
Barcelos tem 31 Bibliotecas Escolares
Simultaneamente às inaugurações das obras de requalificação dos edifícios escolares de Carapeços, Pousa e Martim, foram inaugurados os novos espaços de Bibliotecas Escolares, uma em cada freguesia, sendo-lhes atribuído patronos.
Assim, a Biblioteca da Escola Básica de Carapeços tem como patrono o escritor, José Fanha, a Biblioteca da Escola da Pousa passa a ter como patrono, o escritor, António Mota; e na Biblioteca da Escola Básica de Martim, o patrono é o escritor, Álvaro Magalhães.
Na cerimónia de inauguração destas Bibliotecas, esteve presente Manuela Pargana, Coordenadora da Rede de Bibliotecas do Ministério da Educação.
“O Programa Rede de Bibliotecas Escolares é um organismo do Ministério da Educação que tem como objetivo instalar e desenvolver bibliotecas em escolas públicas de todos os níveis de ensino, proporcionando aos utilizadores os recursos e as aprendizagens necessários à leitura, ao acesso, uso e produção da informação e conhecimento, em suporte analógico, eletrónico e digital.
Visão: Bibliotecas escolares excelentes acolhem, apoiam, colaboram, desafiam, transformam e empoderam.
Missão: O Programa RBE cria condições para que todas as comunidades educativas tenham excelentes bibliotecas escolares, que respondam de forma eficaz e inovadora aos desafios colocados à educação e à escola, garantindo a todos, e com todos, ambientes de informação e conhecimento, conducentes ao desenvolvimento dos saberes e competências indispensáveis numa sociedade cada vez mais dinâmica, imprevisível, digital e global”.