Já foi concluída a intervenção de restauro e colocado no seu devido lugar o chafariz do Largo do Apoio, repondo-se assim a integridade do monumento, após a sua queda ocorrida no evento do Halloween Noite Negra.
O restauro efetuado por uma empresa da especialidade, sob a supervisão do Arqueólogo Municipal, importou em 5 mil euros, despesa que será imputada à seguradora da equipa produtora do referido evento.
O restauro implicou a recuperação dos elementos fraturados do pináculo e da sua base, e a devolução ao local original. Os técnicos do Município que acompanharam a operação optaram pela não instalação da esfera que encimava o conjunto, por se tratar de um elemento introduzido na segunda metade do século XX, pelo que o Chafariz tem agora a forma original, como se pode comprovar pelas fotografias de postais da época.
O chafariz do Largo do Apoio foi construído cerca de 1620/1621, por iniciativa da Câmara Municipal de Barcelos, pelo mestre pedreiro João Lopes de Amorim, um artífice de Guimarães com obra de grande expressão no norte do país.
Foi, durante séculos, local de abastecimento de água doméstica para os moradores. O Largo, onde se realizava o mercado diário, é um dos sítios centrais da memória do casco medieval urbano de Barcelos.