O Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM), que funciona no Balcão Único dos Paços do Concelho de Barcelos desde o início do ano, já realizou 470 atendimentos. O número foi adiantado pelo Vereador da Ação Social, António Ribeiro, na abertura de um seminário destinado a apresentar os resultados do Programa Nacional do Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração (FAMI), projeto “Sem Fronteiras, FAMI 103”.
Na sessão, que decorreu no auditório da Biblioteca Municipal, Sandra Igreja, do Município de Barcelos, apresentou os resultados do projeto, Clarisse Duarte, da Cruz Vermelha Portuguesa, abordou as estratégias para potenciar uma melhor integração da população migrante no concelho de Barcelos, Cristina Loureiro, da Valérius Têxteis, falou sobre a integração profissional da população migrante, e Jorge Saleiro, Diretor do Agrupamento de Escolas de Barcelos, dissertou sobre o tema diversidade e inclusão no Agrupamento que dirige.
No encerramento da sessão, José Reis, da Agência para a Integração, Migrações e Asilo, enalteceu o trabalho realizado pelo Município nesta área, sublinhando a diversidade e a importância das ações realizadas e dos projetos em curso.
Ações envolveram 458 migrantes
No decorrer do seminário FAMI 103 –” Integração Sem Fronteiras”, Sandra Igreja apresentou o novo site de apoio à população migrante https://barcelosintegracao.com/, e anunciou o registo oficial da Associação Fronteira Filosófica – Associação Cultural Recreativa.
Estas duas iniciativas são apenas uma pequena parte de um projeto global, implementado pelo Município de Barcelos, de apoio à integração da população migrante que habita no território concelhio.
O projeto operacionaliza-se em quatro ações integradas e complementares: equipa sem fronteiras; informação sem fronteiras, integração sem fronteiras e educação sem fronteiras, cada uma das quais desenvolveu programas e ações destinadas às várias necessidades e interesses do público-alvo.
Em resumo, neste programa multidisciplinar destinado a responder aos mais recentes desafios demográficos e movimentos migratórios, foram desenvolvidas 40 ações, nas quais participaram 458 migrantes pertencentes a nove nacionalidades diferentes.