Como manda a tradição, em janeiro entoam-se canções que celebram a visita dos três Reis Magos e a chegada do Ano Novo. Para manter viva uma das tradições mais expressivas desta quadra, o Município de Barcelos promove, nos dias 6 e 7 de janeiro, os Cantares dos Reis.
Com início marcado para as 21h00 e 14h30, respetivamente, o encontro realiza-se no Auditório S. Bento Menni, e conta com a participação de 20 grupos folclóricos do concelho e do Grupo Musical da Casa de Saúde S. João de Deus, que prometem envolver toda a plateia no verdadeiro espírito festivo.
Esta tradição reúne as vozes e músicas tradicionais, num espírito de preservação e valorização dos cantares de janeiras e reis, numa alusão à harmonia comunitária com desejos de bom Ano Novo, que eram transmitidos em cantares de porta em porta.
Este ano, os Cantares dos Reis contam com a participação do Grupo de Danças e Cantares as Gamelinhas de Palme, do Rancho Folclórico Sta. Eulália de Oliveira, do Rancho Folclórico Nossa Senhora da Abadia, do Rancho Folclórico Santiago de Carapeços, do Grupo Folclórico de Tregosa, do Grupo Folclórico São Lourenço de Alvelos, do Grupo de Danças e Cantares de Barcelos, do Grupo de Danças e Cantares de Aldreu, do Grupo Etnográfico de Danças e Cantares da A.D.R.C. de Gilmonde, do Rancho Folclórico da Casa do Povo de Rio Côvo Santa Eugénia. Já no dia 7 é a vez do Grupo Musical da Casa de Saúde S. João de Deus, Grupo Folclórico de Santa Maria de Moure, do Grupo Folclórico de Barcelinhos, da Associação Etnográfica de Santa Maria de Gilmonde, da Associação Folclórica de S. Miguel da Carreira, do Grupo Cultural e Etnográfico de Aldreu, do Rancho Folclórico e Etnográfico “A Telheira de Barqueiros”, do Rancho Folclórico de S. Martinho de Courel, do Grupo Folclórico Juvenil de Galegos Santa Maria, do Grupo Folclórico da Casa do Povo de Martim e do Rancho Folclórico do Centro Social de Aguiar. A entrada é gratuita.