Música, dança, poesia, pintura, fotografia e muita confraternização marcaram ontem o Encontro de Ucranianos que decorreu no Pavilhão Municipal do Parque da Cidade de Barcelos.
Promovido pelo Município no âmbito de uma candidatura ao projeto FAMI – Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração –, o encontro reuniu centenas de ucranianos, oriundos de diversos concelhos de várias regiões do país.
Durante a sessão, o vereador da Ação Social, António Ribeiro, fez questão de enaltecer a coragem do povo ucraniano e a presença de representantes de diferentes regiões do país: “A vossa presença é um testemunho de força e do espírito unido da comunidade ucraniana em Portugal. Cada um de vocês traz consigo uma lição de vida. Muitos enfrentaram situações de conflito e instabilidade e tomaram a difícil decisão de deixar para trás tudo o que conheciam. Essa coragem é verdadeiramente admirável”, sublinhou António Ribeiro.
Inicialmente previsto para se realizar ao ar livre, no Parque da Cidade, devido às condições climatéricas adversas foi deslocado para o interior do Pavilhão Municipal, onde decorreram todas as atividades.
O programa, preparado em articulação com a Associação “Somos Ucrânia”, contou com a atuação do Grupo Classe Estrelinhas da Escola de Dança da Associação de Moradores da Quinta da Carreira; a interpretação de música ucraniana pelo Conservatório de Música de Barcelos: Vocal Ensemble, com a Prof. Oleksandra Stepanska; um momento musical por Nataliya Stepanska, com acompanhamento ao piano por Oleksandra Stepanska. Houve ainda tempo para ver a atuação do grupo Rayvan, a declamação de um poema por Bikova Valentina, em homenagem à língua ucraniana, a que se seguiu a atuação do Grupo Partilha Magnífica, da Associação de Imigrantes da Póvoa de Varzim e Vila do Conde.
O Encontro terminou com uma homenagem ao combatente ucraniano, através da exibição de um vídeo e a declamação de um poema por Nina Petko, culminando com todos a cantar o Hino ucraniano.
Esta iniciativa, promovida pelo Município de Barcelos, conta com o financiamento do Programa Nacional do Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração – FAMI 102 e visa fomentar a integração da comunidade ucraniana que chegou ao nosso país, após a invasão russa do seu território.
Recorde-se que, após o início desse conflito bélico, o Município de Barcelos e os barcelenses manifestaram apoio e solidariedade para com os cidadãos ucranianos, abrindo as suas portas a cerca de trezentos cidadãos refugiados.
Das ações realizadas, destacam-se a integração e o acompanhamento dos ucranianos que permanecem no território barcelense, em áreas como a saúde, emprego e educação.
O Projeto FAMI 102, a que o Município de Barcelos se candidatou, tem como principal objetivo a integração da comunidade ucraniana, a coesão social, a igualdade de oportunidades, e a interculturalidade.
Neste contexto, sublinhe-se a criação do Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes do Município de Barcelos inaugurado em janeiro de 2023, e que funciona nos Paços do Concelho, estrutura que tem como missão prestar apoio nos processos de acolhimento e integração de migrantes, em áreas como a regularização do estatuto em Portugal, nacionalidade, reagrupamento familiar, habitação, retorno voluntário, emprego, saúde e educação, entre outros.