A Câmara Municipal de Barcelos foi distinguida pela Ordem dos Psicólogos Portugueses, com o “Selo Comunidades Pró-Envelhecimento”, numa cerimónia realizada na passada sexta-feira, na cidade de Évora, onde esteve presente o vereador da Ação Social, António Ribeiro.
O “Selo Comunidades Pró-Envelhecimento” tem como objetivo reconhecer e distinguir as comunidades portuguesas onde as políticas, programas, planos estratégicos e práticas demonstram compromisso com a promoção do envelhecimento saudável e bem-sucedido. De resto, esse propósito foi sublinhado pelo próprio bastonário da Ordem dos Psicólogos Portugueses, Francisco Miranda Rodrigues, ao afirmar que esta distinção visa não só “reconhecer as boas práticas e proporcionar momentos de reflexão”, como «incentivar que outras autarquias as possam aproveitar e desenvolver».
Por seu lado, o secretário de estado da Segurança Social, Gabriel Bastos frisou que “a sociedade deve aproveitar os cidadãos mais seniores para se desenvolver”. Destacou ainda “a importância das autarquias de, em função das especificidades dos territórios, poderem adotar medidas que melhor respondem à realidade desses territórios”.
Entre outros programas e ações municipais que contribuíram para a atribuição deste selo, estão o Grupo Operativo de Idosos, o Programa Sénior Barcelos Saudável, o HidroSénior, o Diabetes em Movimento, a Universidade Sénior e o Projeto ProCuidador.
A Ordem dos Psicólogos Portugueses refere que esta iniciativa é o seu contributo para “a sustentabilidade do sistema económico e social, apostando no capital humano que Portugal possui. O objetivo final é uma sociedade coesa, equitativa, inclusiva, saudável e segura, que promova o bem-estar e a contribuição cívica de todos os cidadãos em todos os momentos do ciclo vital”.