Além da programação religiosa e recreativa, o Município de Barcelos preparou um conjunto de exposições que estarão patentes a todos os que por estes dias visitem a cidade, pelo que este será mais um motivo para desfrutar da Festa das Cruzes e ficar a conhecer ainda mais a cultura e as tradições do concelho.
Começando pela história, o Município de Barcelos e a Santa Casa da Misericórdia de Barcelos inauguram hoje, sexta-feira, 28 de abril, às 18h30, a exposição “Misericórdia: Património ao Serviço da Comunidade, desde 1499”, na Sala Gótica dos Paços do Concelho.
A mostra, além de se inserir na política de promoção e divulgação do património local que o Município tem vindo a fazer, tem como objetivo mostrar, através de documentos e objetos únicos, os mais de 500 anos de história desta instituição.
“Caminhos: O doce no Caminho Português de Santiago” é o tema da exposição que abre ao público no dia 2 de maio, às 16h00,na Casa do Vinho, e estará patente até ao dia 28 de maio de 2023. A mostra apresenta os doces que podem ser apreciados e saboreados nas cidades de Pontevedra, Ponte de Lima, Barcelos, Braga ou Lisboa, no decorrer do Caminho Português de Santiago. Ainda na Casa do Vinho, tem oportunidade de observar “A Musicalidade na Pintura”, de António Cunha e Silva, aberta ao público até ao dia 10 de junho.
No Posto de Turismo e na Torre Medieval, pode ver “Criatividade com simplicidade” e “Um Olhar sobre a Feira de Barcelos pelos artesãos de Barcelos”, até ao dia 21 de maio e, na Galeria Municipal de Arte, “Cruzes”, de Martinho Dias, estará patente, até ao dia 17 de junho.
Na Sala da Capela do Museu de Olaria – “Gira Maria Gira”, da artista plástica, Ana Jacinto Nunes, que pode ser vista até ao dia 20 de junho, e no mesmo edifício veja também a exposição permanente “Fé e Folia em Barro” com criações dos barristas de Barcelos.
Finalmente, na Biblioteca Municipal de Barcelos podem ser visitadas as exposições: “A Festa das Cruzes em cartaz” e “Galos Filatélicos”.
O conjunto de exposições inclui também a exposição “Tributo a Chico Buarque”, no Café-Concerto do Theatro Gil Vicente.
Nota: Pode ver mais informação em agenda.barcelos.pt