Palco privilegiado para mostrar as potencialidades do território, o Município de Barcelos está presente na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), de hoje até ao próximo domingo. A comitiva barcelense, liderada pela vereadora, Elisa Braga, acompanhada pela vereadora da Educação, Mariana Carvalho, apresenta em Lisboa um novo modelo de stand, no qual destaca os produtos turísticos estratégicos do concelho, nomeadamente o artesanato, a gastronomia, o enoturismo, e o património monumental, cultural e natural.
Entretanto, a menos de dois meses do maior evento concelhio, a BTL é também um palco privilegiado para a promoção da Festa das Cruzes, a 1ª grande romaria de Portugal.
Em destaque está também a promoção do Turismo Gastronómico, nomeadamente o programa “7 prazeres da Gastronomia”. Noutra vertente, operadores e público em geral podem tomar conhecimento com o que de melhor tem o território de Barcelos, em termos de Turismo de Natureza, cujos destaques vão para a Rede de Percursos Pedestres no Município que, no seu conjunto, conta com perto de 80 km de percursos marcados, distribuídos por 7 trilhos diferentes.
O Turismo Monumental e Artístico faz parte da oferta do Município de Barcelos, feita pela divulgação da monumentalidade histórica do concelho, e pela extensa e diversificada arte popular e artesanato, que fazem de Barcelos Cidade Criativa da UNESCO.
Em Lisboa, o Município vai aproveitar para também promover o Caminho Português de Santiago, enquanto espinha dorsal deste cluster em Portugal, potenciando Barcelos como um espaço de excelência ao nível da cultura e hospitalidade jacobeia. Recorde-se que o território barcelense é o que mais estruturas de apoio ao peregrino tem.
No cardápio das ofertas desta ação promocional não podia faltar ainda a divulgação dos diversos agentes económicos ligados ao setor do turismo, designadamente os artesãos, as unidades de alojamento e de restauração e os agentes de animação turística.