O Jardim de Infância de Moure foi o vencedor do concurso” Natal Ecológico”, edição de 2022, pelo que vai ser contemplado com 300 euros. Na segunda posição, ficou o Jardim de Infância de Chavão, arrecadando 200 euros, enquanto o terceiro posto coube à Escola Básica do 1º ciclo de S. Brás, Barcelinhos, que receberá 100 euros. Esta tabela classificativa resulta da votação de um júri composto por vários departamentos do município de Barcelos. Quanto à categoria “Prémio do Público”, cuja votação decorreu online, saiu vencedor o Jardim de Infância de Alheira, que irá receber um prémio de 100 euros. Os restantes 16 participantes no concurso receberão o prémio de participação, no valor de 50€.
Recorde-se que os trabalhos elaborados pelos alunos das escolas concorrentes estiveram em exposição, no Largo da Porta Nova (Jardim dos Assentos), durante a época natalícia.
Ao todo, participaram neste concurso vinte trabalhos alusivos ao Natal, todos eles feitos “com material reutilizado/reciclado” e elaborados por crianças de jardins de infância, alunos do 1º,2º e 3º ciclos, Ipss’s, ensino especial e associações de pais.
Paralelamente à mostra destes trabalhos, no Largo da Porta Nova, os mesmos estiveram em exposição virtual no site do Município, entre os dias 21 de dezembro e 8 de janeiro.
Este projeto visa estimular e promover a criatividade dos jovens e aguçar a sua consciência ambiental, numa quadra em que, por norma, há maior consumismo e desperdício.