Ao longo de 24 meses do “Programa Cultura para Todos numa Cidade Educadora Inclusiva”, o Município de Barcelos está a promover um conjunto de projetos com diversas entidades, iniciativas que são cofinanciadas em 334 mil euros pelo Fundo Social Europeu, através do Programa Norte 2020. Um desses projetos é o “Recriarte” e é operacionalizado pela empresa Skill Robotics.
Este programa que se desenvolve junto de pessoas excluídas ou socialmente desfavorecidas pretende motivar a recriação de produtos de artesanato, através de ações com materiais biodegradáveis, novas tecnologias e competências e inovação. O objetivo é aumentar as competências tecnológicas, o desenvolvimento social e a motivação de grupos desfavorecidos ou em risco de exclusão social garantindo a sua integração, o aumento da autoestima e o desenvolvimento individual e comunitário. Durante esta ação, os participantes foram desafiados a selecionarem fotografias antigas a preto e branco e a estamparem-nas em panos que depois são bordados, dando cor às suas próprias fotografias.
No decorrer deste projeto foram desenvolvidas duas oficinas mensais, um seminário e um evento municipal. A iniciativa insere-se na Ação Empreendedorismo Cultural e tem um financiamento de 30 mil euros provenientes do Fundo Social Europeu.
Ao apoiar esta operação, os Fundos Europeus Estruturais de Investimento constituem-se como instrumento fundamental para a promoção da inclusão social do emprego e da qualidade de vida.
Esta ação de divulgação é financiada pelo POAT – Programa Operacional de Assistência Técnica.