Com o objetivo de comemorar o Dia Mundial da Ciência, decorreu, esta manhã, no auditório dos Paços do Concelho, a conferência “Porque pirilampiscam os pirilampos e outras perguntas de química”, pelo Professor João Carlos de Matos Paiva, da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.
Na iniciativa, que contou com a presença cerca de 200 alunos do concelho, a vereadora do Pelouro da Educação, Mariana Carvalho, frisou que esta é “uma forma de cativar os alunos para as disciplinas que por vezes não gostam tanto”, fazendo um “balanço muito positivo”, da participação dos alunos e das escolas que se envolvem nestes projetos”. Mariana Carvalho exaltou também o “excelente trabalho que tem sido desenvolvido nesta matéria, em articulação com os professores bibliotecários”.
Por seu lado, o palestrante – João Carlos de Matos Paiva – demonstrou a sua satisfação com a moldura humana que enchia o Auditório Municipal, e destacou a importância do desenvolvimento destas ações junto da comunidade escolar, pois as mesmas contribuem para que os jovens “conheçam os bastidores da ciência”. “Vim a Barcelos fazer boa publicidade da ciência”, sublinhou.
Esta foi mais uma iniciativa promovida pelo Município de Barcelos e a Rede de Bibliotecas de Barcelos (RBEB) no âmbito da Semana Concelhia da Ciência nas Escolas, Bibliotecas Escolares e Biblioteca Municipal.
João Carlos de Matos Paiva é Professor Associado com Agregação (em Didática) no Departamento de Química e Bioquímica e membro da Unidade de Ensino das Ciências da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.
O seu principal interesse situa-se nas relações da ciência com outras áreas do saber – nomeadamente poesia, filosofia, religião, divulgação, sociologia e educação.
É coordenador do núcleo de “Educação, Comunicação de Ciência e Sociedade ” do Centro de Investigação em Química da Universidade do Porto (CIQUP). É autor de cerca de 30 livros, uma vintena dos quais são manuais escolares.