A obra de ampliação e renovação do edifício da escola Primária do Bárrio, em Roriz, respondeu à necessidade de melhoria do parque escolar, já que o antigo edifício, uma escola do Plano dos Centenários, estava muito degradado e já não correspondia às exigências da comunidade.
Os trabalhos de recuperação valorizaram os diversos espaços. Assim, o edifício ficou com 4 salas para a EB1 com capacidade para 96 crianças e mais 2 salas destinadas ao Ensino Pré-escolar para 45 meninos. Também foram construídas salas de atividades, sala polivalente, gabinetes, copa e refeitório, e novas casas de banho.
Do ponto de vista arquitetónico, houve a preocupação em salvaguardar a fachada do edifício do “Plano dos Centenários”, ficando o alpendre com uma estrutura em alumínio e vidro, mantendo-se a organização do edifício principal, segundo o projeto original.
O presidente da Junta de Roriz, Luís Gonzaga, assegura que esta obra foi fundamental para resolver os problemas que afetavam a comunidade escolar da freguesia. “Foi muito importante a reabilitação desta escola do plano centenário que não reunia condições, quer para crianças quer para professores. A recuperação desta escola veio colmatar inúmeros problemas que tínhamos e números de crianças que tínhamos todos os anos para esta escola. Neste momento, temos 4 salas recuperadas para a primária, 2 salas para JI, uma cantina, um espaço de jardinagem com horta para as crianças. Claro que com esta recuperação tudo mudou e continua a mudar, porque realmente as crianças e professores não tinham as mínimas condições. Esta escola tem agora todas as condições, ar condicionado, um sistema excelente para as professoras lecionarem, em suma tem muito melhores condições do que anteriormente tinha.”
Fazendo parte do Pacto para o Desenvolvimento Territorial do Cávado, a empreitada representou um investimento de 547 mil euros, dos quais 465 mil foram provenientes do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, através do Programa Norte 2020.
Ao apoiar esta operação através do FEDER, os Fundos Europeus Estruturais de Investimento são um instrumento fundamental para o desenvolvimento da região norte, promovendo a competitividade regional e o aumento da qualidade de vida da população.
Esta ação de divulgação é financiada pelo POAT – Programa Operacional de Assistência Técnica.