A inclusão social através da cultura, com particular foco nos grupos sociais de maior exclusão ou em alto risco de exclusão social, é um dos objetivos da operação “Cultura para todos numa cidade educadora inclusiva”.
Este projeto, promovido pelo Município de Barcelos, desenvolve-se ao longo de 24 meses e visa promover o acesso à cultura em todo o território de Barcelos para as pessoas socialmente mais vulneráveis.
Em termos globais, a operação global “Cultura para todos numa cidade educadora inclusiva” representa um investimento de 392 mil euros, dos quais 334 mil provêm do FSE – Fundo Social Europeu.
De entre as iniciativas desenvolvidas na Ação 4 – “Criatividade, Cidadania, interculturalidade e expressão artística” – existe o projeto “Música para Todos” dinamizado pela Banda Musical de Oliveira. Consta de três oficinas e uma residência artística que resultou em excelentes momentos de partilha de conhecimentos e emoções.
O projeto “Música para Todos” teve um financiamento de 13.500 euros provenientes do Fundo Social Europeu. A ação tem a participação cultural direta e ativa de jovens, adultos e idosos, contribuindo para uma sociedade mais igualitária também no acesso à cultura.
Ao apoiar esta operação, os Fundos Europeus Estruturais de Investimento constituem-se como instrumento fundamental para a promoção da inclusão social, do emprego e da qualidade de vida.
Esta ação de divulgação é financiada pelo POAT – Programa Operacional de Assistência Técnica.