O Rio Cávado, curso de água que atravessa o concelho e marca a paisagem do território barcelense, ficou mais acessível com a construção de seis ancoradouros instalados ao longo das suas margens.
Estas plataformas são excelentes equipamentos de apoio à pratica de atividades desportivas e de contacto com a natureza, pois permitem uma melhor fruição das margens e do curso da água, apoiando o lazer individual ou em convívio familiar, e facilitando a pesca lúdico desportiva.
Incluída na estratégia de eficiência coletiva PROVER, a colocação dos ancoradouros representa um investimento de 158 mil euros, dos quais 135 mil provêm do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
Ao todo, e ao longo das margens do Cávado, foram colocados no território de Barcelos seis ancoradouros, seis cais flutuantes, situados em Mariz, Medros, Barcelos, Areias de Vilar e Areias de São Vicente.
São estes os equipamentos que agora permitem que as pessoas se liguem mais ao Rio, usufruindo desta riqueza e património natural que atravessa todo o concelho.
Ao apoiar esta operação através do FEDER, os Fundos Europeus Estruturais de Investimento são um instrumento fundamental para o desenvolvimento da região Norte, promovendo a competitividade regional, em particular através da qualificação turística da região.
Esta ação de divulgação é financiada pelo POAT – Programa Operacional de Assistência Técnica.