“Monstros e Diabos no Artesanato de Barcelos” é a exposição de Figurado de Barcelos que está patente, a partir de hoje, na Torre Medieval, composta de cerca de 80 peças de artesanato de 25 artesãos barcelenses.
O Figurado representa o quotidiano, o imaginário religioso e o fantástico, assumindo um papel muito especial na cultura concelhia, quer pela sua dimensão na produção, quer pelo seu simbolismo e identidade. As peças, fruto da imaginação e da visão que os artesãos têm sobre o sobrenatural, representam maioritariamente monstros, bichos informes, animais com cornos e seis pernas, cavaleiros garbosos, gigantones e cabeçudos, figuras com corpo de gente e cabeça de bicho, entre outras. Mas é o Diabo a peça mais representada pelos artesãos barcelenses.
Pretende-se que esta exposição seja uma mostra daquilo que é a criatividade dos artistas locais, potenciando o envolvimento de mais produções neste processo criativo ligado ao imaginário dos artistas composto por monstros e diabos, assim como outras figuras conexas.
Esta é mais uma ação de promoção da criatividade das gentes de Barcelos, a qual potenciou a adesão, por mérito próprio, à Rede Mundial das Cidades Criativas.
A exposição “Monstros e Diabos no Artesanato de Barcelos” vai estar patente até 20 de novembro, na Torre Medieval, e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 17h30; e aos sábados, domingos e feriados, das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 17h30. A entrada é gratuita.