Uma delegação do Eixo Atlântico, constituída pelo Secretário-Geral, Xoán Vázquez Mao, o presidente de “O Barco de Valdeorras”, Alfredo García, a vereadora da Câmara Municipal de Barcelos, Elisa Braga, e o Primeiro Secretário da Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes, Rui Caseiro, está de visita à região vinícola e fronteiriça de Tokaj, no âmbito do projeto EPICAH. Este projeto visa promover a melhoria das políticas e instrumentos de cooperação transfronteiriça como ferramentas de desenvolvimento e proteção do património cultural e natural.
Tokaj, região vinícola da fronteira da Hungria com a Eslováquia e Ucrânia, é conhecida pelos seus vinhos de grande fama desde a Idade Média. Nos últimos anos desenvolveram um programa muito ambicioso de turismo enólogo e transfronteiriço com numerosos hotéis vinícolas, e, inclusivamente, vinhas classificadas Património da Humanidade.
Trata-se de uma experiência que o Eixo Atlântico quer promover nas zonas vinícolas mais prestigiadas das suas cidades e diputaciones: Ribeira Sacra, Ribeiro, Rías Baixas, Valdeorras e Douro, Vinho Verde e Vinho Trás-os-Montes, em Portugal.
Durante a visita, que dura dois dias, vão reunir com presidentes e empresários ligados ao enoturismo, diretores de hotéis vinícolas e visitarão várias destas experiências.