A vereadora da Educação, Mariana Carvalho, considera que os resultados obtidos pelas escolas do concelho no ranking nacional são bastantes satisfatórios e demonstram o empenho e a dedicação da comunidade educativa no processo de ensino e aprendizagem.
“Saúdo e dou os parabéns a todos os que, mesmo em circunstâncias adversas – diretores, professores, alunos e funcionários – trabalharam, ao longo do ano, para que hoje todas as escolas do concelho apareçam acima da média nacional na tabela do ranking dos exames nacionais do ensino secundário. As minhas palavras dirigem-se aos estabelecimentos de ensino concelhios mais bem posicionados na tabela, com forte destaque no contexto nacional e regional para a Escola Básica e Secundária de Vila Cova, mas é importante sublinhar e enaltecer o esforço efetuado em todas as outras escolas do Município; muitas vezes desenvolvido em contextos socioeconómicos e culturais adversos, onde se verificam constrangimentos diversos nas localidades e nos agregados familiares de onde os alunos são oriundos”.
Mariana Carvalho sublinha que o Município vai, na medida do possível, “continuar a dotar as escolas de boas condições físicas”, naturalmente “atacando os problemas mais urgentes”, e promete novidades no que respeita a um instrumento bastante importante que poderá apoiar professores e alunos nas aprendizagens de conteúdos e no sucesso educativo.
As escolas públicas de Barcelos nos rankings nacionais e distritais
As escolas de Barcelos, tanto individualmente como no seu conjunto, obtiveram bons resultados no ranking do ano letivo 2021/2022, que agora termina, estando todas posicionadas bem acima da média nacional.
Num universo dos estabelecimentos da rede do ensino público, a Escola Básica de Vila Cova está posicionada em primeiro lugar no ranking do distrito de Braga e ocupa a 3ª posição a nível nacional. Além deste destaque entre as 520 escolas públicas do país, a Escola Básica e Secundária de Vale D’Este, Viatodos, está no 48º lugar da tabela, enquanto a Escola Secundária de Barcelos se posiciona no 70º lugar. Por seu lado, a Escola Secundária Alcaides de Faria está no lugar 139, a Escola Básica e Secundária Vale do Tamel é a 145ª e a Escola Secundária de Barcelinhos figura na 171ª posição, isto, repita-se, entre as 520 escolas públicas do país.
Quanto aos estabelecimentos de ensino privado concelhio, o Colégio La Salle figura no 4º posto a nível distrital e na 48ª posição a nível nacional. O Colégio Didálvi em termos distritais ocupa a 5ª posição e no ranking nacional está no lugar nº 57.
Resta acrescentar que participaram nos exames nacionais deste ranking 1980 alunos das escolas do concelho.