“Lenocínio VS Prostituição – a Visão dos Magistrados e Polícias”, assim se denomina o livro de João Cruz, que vai ser apresentado, na próxima sexta-feira, às 19h00, na Biblioteca Municipal de Barcelos.
A apresentação da obra está a cargo da criminóloga barcelense, Iara Brito, que fará a contextualização do tema.
O autor de “Lenocínio VS Prostituição – a Visão dos Magistrados e Polícias” é João Cruz, cabo da GNR em Aveiro, Mestre em criminologia, formador em Igualdade de Género e Tráfico de Seres Humanos, e Técnico de Apoio à Vítima.
Sobre o livro
O livro materializa-se num projeto de sensibilização sobre vítimas de exploração sexual, violência doméstica e tráfico de Seres Humanos, tendo como finalidade alertar a comunidade sobre o fenómeno social do lenocínio e da prostituição.
Com prefácio de José Manuel Fonseca, magistrado do Ministério Público, este livro constitui «um instrumento de trabalho muito útil para todos os profissionais que se dedicam ao estudo e ao combate do crime de lenocínio», assim como para os que se interessam pelo tema. Esta obra regista o depoimento de magistrados, polícias e juristas, bem como de diversas vítimas”.
Para além da sensibilização, a venda do livro tem uma vertente solidária, uma vez que as receitas apuradas serão canalizadas para apoio às instituições: Saúde em Português, APAV e CARITAS.
Decorrente da edição do livro, está em desenvolvimento a criação de um grupo de Ajuda Mútua das vítimas.