São dez os projetos vencedores da segunda edição do Orçamento Participativo (OP) do Município de Barcelos.
Mais uma vez, os barcelenses responderam afirmativamente ao repto lançado pela Câmara Municipal e escolheram os projetos que serão desenvolvidos durante o próximo ano.
A votação dos 69 projetos finalistas, que decorreu entre 15 de abril e 5 de maio, contou com 11.269 votos, o que significa que se registou um aumento do número de votos em relação ao OP anterior. Os munícipes puderam votar online, através de mensagem escrita e através do site do OP.
Os resultados desta segunda edição serão apresentados na próxima sexta-feira, 14 de maio, no Auditório dos Paços do Concelho, numa sessão que contará com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes, e dos proponentes desta nova edição do OP.
Com um orçamento de 500 mil euros, o OP de 2021 elegeu como tema a “Felicidade”, tendo como objetivos promover a participação informada, ativa e construtiva dos cidadãos e incentivar o diálogo entre os munícipes e os eleitos locais, bem como adequar as políticas públicas municipais às necessidades e expectativas da população.
A iniciativa pretende ainda contribuir para uma sociedade civil dinâmica e coesa e também aumentar a transparência da atividade autárquica.