O Município de Barcelos elaborou a “Carta Desportiva Municipal”, documento de elevada importância, que faz o diagnóstico dos equipamentos desportivos do concelho.
Além de uma diferenciação tipológica das instalações desportivas existentes, a “Carta Desportiva Municipal” assume-se como um instrumento que ajudará a delinear estratégias para o futuro, não só no que concerne à prática desportiva federada, mas também ajudará a definir novos caminhos, nomeadamente no que toca aos espaços desportivos recreativos ou formativos, numa perspetiva de corresponder aos anseios e necessidades da população.
Os futuros equipamentos desportivos do concelho devem, por isso, levar em linha de conta a “Carta Desportiva Municipal, documento que assume um papel preponderante e estratégico, quer no ordenamento do território, quer no desenvolvimento sustentável, constituindo um instrumento de suporte à definição de políticas de atuação no âmbito do desporto em Barcelos.
A “Carta Desportiva Municipal” dá bons indicadores relativos aos números praticados no concelho, sendo disso exemplo a chamada “Área Desportiva Útil”, que se cifra em Barcelos nos 5,41 m2 por habitante, índice superior ao valor de referência delineado a nível europeu de 4 m2 de superfície desportiva útil por habitante. Este indicador sugere que, ao nível das instalações desportivas, o concelho está devidamente equipado e bem preparado para a prática desportiva. O concelho conta com 229 instalações desportivas, sendo 195 cobertas e 34 ao ar livre. A maioria – 180 – são equipamentos públicos, 38 estão inseridos em unidades escolares e 49 em instalações privadas.
Quanto à tipologia das instalações desportivas, denota-se uma preponderância por pequenos e grandes campos de jogos.