A Câmara Municipal de Barcelos vai lançar um concurso público internacional para a Prestação do Serviço Público de Transporte Rodoviário Regular de Passageiros no Concelho de Barcelos, no âmbito das suas competências enquanto Autoridade Municipal de Transportes e de acordo com o plano de mobilidade em Barcelos.
O preço base do concurso público, com publicação de anúncio no Jornal Oficial da União Europeia, será de 19,3 milhões de euros, acrescido de IVA, e terá um período de vigência de três anos, podendo ser prorrogado por um período de um ano.
Tendo em conta a aposta e o investimento da Câmara Municipal nos transportes públicos, nos últimos anos, (como o Barcelos Bus e respetivos equipamentos e a opção pelos modos suaves de transporte em complementaridade com os transportes públicos urbanos), foi estabelecido um modelo de organização e exploração adequado à procura e, ao mesmo tempo, economicamente sustentável e racional.
Neste contexto, pretende-se que a nova prestação do serviço de transportes públicos seja mais exigente ao nível da bilhética e do Sistema de Apoio à Exploração que o operador deverá implementar, resultando num elevado nível de detalhe de informação, que será partilhada em tempo real com o Município. Este, por sua vez, tem em curso um processo de capacitação dos seus técnicos, de forma a assegurar as funções da Autoridade de Transportes e dominar a informação que o operador irá disponibilizar.