O Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes, abriu a sessão de apresentação dos resultados do Cálculo da Pegada Ecológica e do Cálculo da Biocapacidade do Concelho de Barcelos, instrumentos críticos para a avaliação da conformidade ambiental das políticas, planos e projetos, no âmbito do protocolo estabelecido com a Zero – Associação Sistema Terrestre Sustentável, sendo Barcelos um dos primeiros concelhos do país a elaborar este estudo.
A sessão contou com as intervenções de Paulo Magalhães, da Associação Zero, de Sara Moreno Pires, da Universidade de Aveiro e Alessandro Galli, da Global Footprint Network, que forneceram os primeiros dados do projeto, referentes aos anos 2011 a 2018.
No concelho de Barcelos há um défice ecológico, ou seja, são consumidos mais recursos do que aqueles que o Município tem. “Isto significa que cada residente em Barcelos precisa de muitos mais recursos do que aqueles que são produzidos no território municipal e no país”, referiu Sara Moreno Pires, da Universidade de Aveiro.
Ainda assim, o concelho de Barcelos tem uma Pegada Ecológica “muito inferior”, em cerca de 20%, à média nacional, o que significa “que cada cidadão do concelho se comporta muito melhor” do que a média do cidadão português.
Os principais fatores para estes resultados são a alimentação e a mobilidade. Cada barcelense utiliza 3,25 hectares de recursos, enquanto a Biocapacidade é de 0,63. A Pegada Ecológica do concelho faz com que Barcelos necessite de 1,95 planetas para satisfazer as suas necessidades, embora esteja bem posicionado quanto à Biocapacidade, que representa um quarto da Biocapacidade total do Distrito.
Para o Presidente da Câmara de Barcelos, Miguel Costa Gomes, esta é uma “ferramenta importante” para a sensibilização dos cidadãos e “para a definição de políticas mais amigas do ambiente”, reconhecendo a necessidade de mudança de hábitos e de atitudes para uma maior sustentabilidade dos recursos.
O documento da Pegada Ecológica e da Biocapacidade do concelho de Barcelos pode ser visto no site do Município em: https://www.cm-barcelos.pt/pegadaecologica/