A campanha de vacinação contra a gripe, para pessoas com 65 ou mais anos e/ou com doenças crónicas, levada a cabo pelo Serviço Nacional de Saúde, iniciou a 19 de outubro.
As unidades de saúde do ACES Cávado III (Barcelos e Esposende) já traçaram o seu plano para a vacinação, de acordo com as equipas e com as características físicas de cada unidade e população a vacinar.
Assim, apela-se aos utentes para o cumprimento das orientações de segurança e do processo de vacinação, nomeadamente ao tempo necessário para que seja cumprido o plano da vacinação previsto para a gripe.
No contexto do estado de calamidade atualmente em vigor e das orientações da DGS, o ACES Cávado III e os seus profissionais, alinhados com a ARS Norte e em cooperação com a comunidade, está a dar a resposta possível, monitorizando os processos e os recursos existentes.
Para que todo o esforço resulte, o ACES Cávado III precisa do empenhamento de todos, especialmente dos utentes que tenham que recorrer às unidades de saúde, no sentido do cumprimento das orientações dadas, quer pela DGS quer pela organização dos serviços do ACES.
Por força do contexto pandémico, devido à Covid-19, o período da vacinação contra a gripe, um processo simples no passado, agora exige a gestão com alguma complexidade para cumprimento das regras de segurança. Alinhado com esta estratégia, e tendo em vista o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, nomeadamente no que concerne à salvaguarda e promoção da saúde pública, o Município de Barcelos e o ACES Cávado III apelam ao empenho e compreensão de todos.