Depois do sucesso das microfeiras de artesanato no mês de agosto, no Largo da Porta Nova, o Município de Barcelos retoma a iniciativa durante o mês de setembro, todas as quintas-feiras, das 10h00 às 16h00.
O prolongar da iniciativa no mês de setembro tem como objetivo suprir os efeitos que a pandemia do Covid-19 teve numa das atividades económicas que mais sofreu com a pandemia e mostrar o artesanato a quem nos visita.
Sendo Barcelos um território com uma identidade cultural e etnológica muito forte, com grande número de artesãos e uma grande variedade de artes e ofícios, dos quais se destaca, pela sua importância, a olaria, esta iniciativa pretende apoiar e promover este setor e contribuir para o incremento económico dos seus agentes.
Cada feira será composta por seis artesãos, de forma rotativa, abrangendo o maior número possível de artesãos. Estes apresentam o seu trabalho ao vivo, mostrando-o aos milhares de pessoas que passam na cidade e na Feira Semanal de Barcelos.
O artesanato é uma parte integrante da cultura barcelense, inspirado nos mais variados temas da cultura e da sociedade e constitui uma manifestação da criatividade ímpar de comunidade artesanal, que faz de Barcelos, neste âmbito, uma das principais referências a nível nacional.
As condições de segurança para a realização da iniciativa foram articuladas e obtiveram a concordância das autoridades de saúde.