O Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes, esteve presente, sábado, na apresentação do Projeto Clínico do Trofa Saúde Hospital em Barcelos.
A nova unidade do grupo Trofa Saúde, primeira no concelho e a sexta do grupo do Minho, abre portas hoje, 2 de março, e contou nesta fase de arranque com a criação de 60 postos de trabalho, número que deverá subir com o crescimento da atividade na unidade.
A sessão de apresentação contou com a presença ainda de Armando Vieira, administrador do grupo Trofa Saúde, de Bruno Silva, responsável pelos hospitais de dia do grupo, e de várias entidades locais.
Armando Vieira, administrador do grupo Trofa Saúde, salientou a importância desta unidade hospital para Barcelos.”Tínhamos noção de que Barcelos é uma área que estava carenciada na prestação de cuidados de saúde. Temos muitos clientes em unidades que são oriundos de Barcelos. Foi, por isso, um investimento natural assumirmos um projeto desta natureza em Barcelos”.
O responsável pelos Hospitais de Dia do grupo, Bruno Silva, acrescentou que não é uma unidade isolada, antes um hospital que está ligado à rede hospitalar de apoio do grupo, nomeadamente as que possuem cirurgia e internamento, permitindo assegurar “uma resposta autónoma e integrada”.
“Esta unidade já tem uma autonomia praticamente total a nível de ambulatório e tudo o que seja necessário ao nível de outros serviços temos esta rede a funcionar”, terminou.
Miguel Costa Gomes, Presidente da Câmara de Barcelos, começou por agradecer o convite para a sessão de apresentação da nova unidade Trofa Saúde Hospital Barcelos, referindo que “o grupo é muito bem-vindo a Barcelos e sei que serão desenvolvidos serviços de qualidade e bem-estar dos cidadãos”. “Sou um defensor do serviço de saúde pública, no entanto, as unidades podem coabitar ou complementarem-se e será muito importante ter estas duas perspetivas na nossa cidade”.
Este Hospital de Dia integra mais de 30 especialidades médicas, cirúrgicas e valências complementares é composta por três pisos. Com parque de estacionamento próprio, é no primeiro piso que decorrem a maioria das consultas, onde se efetuam análises clínicas e onde tem lugar o atendimento urgente. No segundo piso, estão instalados todos os equipamentos direcionados à fisioterapia, o centro de neurociência- com as áreas de psicologia, neurologia e psiquiatria- e ainda o centro de imagiologia e a medicina dentária.
O hospital tem já estabelecidos protocolos com unidades locais nomeadamente com a realização de análises clínicas prescritas pelos Médicos de Família, estando já em curso negociações com o serviço nacional de saúde para a colaboração noutras áreas.