Começou,no dia 7 de fevereiro, a fase de votação dos projetos do Orçamento Participativo (OP) do Município de Barcelos. Em votação estão 38 propostas escolhidas por 4603 barcelenses que se inscreveram no site participe.cm-barcelos.pt.
Nesta fase de votação, que decorre até 21 de fevereiro, os cidadãos podem apenas escolher um dos 38 projetos apurados. Recorde-se que a votação é feita no portal do OP, em http://participe.cm-barcelos.pt.
Entre as propostas elegíveis a votação, 12 projetos são na área do desporto, saúde e bem-estar, 3 projetos preveem a área cultural, 5 a área da ecologia, ambiente e energia, 2 a área da qualidade de vida, 4 a área do património material e imaterial, 5 a área da educação e juventude, 2 a área da inovação e empreendedorismo, 2 a área da democracia e cidadania, 2 a área da solidariedade e coesão social e 1 na área da mobilidade.
De referir que o montante destinado aos projetos do OP 2019 é de 500 mil euros, sendo que podem votar maiores de 16 anos, naturais, residentes, trabalhadores ou estudantes no concelho.
O orçamento participativo visa contribuir para o exercício de uma intervenção informada, ativa e responsável dos cidadãos nos processos de governação local, garantindo a participação dos cidadãos e das organizações da sociedade civil na decisão sobre a afetação de recursos às políticas públicas municipais.
O Orçamento participativo é um processo de caráter consultivo e deliberativo, através da instituição progressiva de mecanismos de co-decisão.
Ainda no âmbito do Orçamento Participativo, o Município de Barcelos distribuiu 2000 sacos de pano para o pão pelas padarias e pastelarias do concelho, numa ação cujo objetivo era sensibilizar para a diminuição da utilização de sacos de plástico e promover o Orçamento Participativo do Município de Barcelos.
Conheça, mais detalhadamente, as 38 propostas em votação e saiba tudo sobre o OP Barcelos 2019 em participe.cm-barcelos.pt.