O Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes, participou ontem, 13 de fevereiro, num debate intitulado ”Formar Futuro:Cidades”, integrado no Dia do Emprego, iniciativa organizada pela Escola de Engenharia da Universidade do Minho (EEUM), em Guimarães.
O debate teve como objetivo e diretrizes discutir as medidas que as cidades deverão tomar para a fixação de jovens quadros, nomeadamente os que saem dos cursos universitários.
O debate iniciou com Rui Vieira de Castro, Reitor da Universidade do Minho, que sublinhou a importância no recrutamento para Universidade como um fator primordial na fixação de pessoas na região.
Miguel Costa Gomes, Presidente da Câmara de Barcelos, começou por elogiar a escola de excelência que é a Escola de Engenharia da UM e salientar a importância da Universidade do Minho para a afirmação da cidade e da região.
O edil barcelense mostrou-se preocupado em reter os recursos humanos gerados na região em detrimento das ofertas estrangeiras e o problema da natalidade que afeta o país. Miguel Costa Gomes destacou ainda o papel do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave para a promoção do concelho de Barcelos.
Domingos Bragança, autarca de Guimarães, mostrou-se orgulhoso por a EEUM estar sediada em Guimarães, considerando-a um dos “maiores ativos da cidade”. O edil vimaranense afirmou que os principais desafios para os municípios do quadrilátero para a fixação de pessoas no território passa pela “sustentabilidade ambiental”, “habitação” e “mobilidade”.
Por último, em representação do Município de Braga, o vereador Miguel Bandeira frisou a força do Quadrilátero Urbano, composto por Guimarães, Braga, Famalicão e Barcelos, quando se juntam a “uma só voz”, fazendo chegar as suas pretensões ao Governo Central e às instâncias europeias.
Mais de 2.500 oportunidades de trabalho foram apresentadas esta quinta-feira, na Escola de Engenharia da Universidade do Minho (EEUM), no pólo de Azurém. As propostas são de mais de 80 empresas nacionais e internacionais, como a APTIV, Bosch, Continental, Deloitte, Leica, Primavera e ZF. Das propostas de trabalho listadas, 1.248 são de contrato de emprego, 592 de estágio profissional, 330 de estágios de verão e 250 de dissertações em empresa.
O público-alvo do Dia do Emprego é a comunidade académica, os jovens desempregados, os recém-diplomados, os empreendedores e os estudantes do Ensino Secundário.