O Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes, e a Presidente da Fundação Serralves, Ana Pinho, inauguraram a exposição “Através de…Ana Vieira na Coleção de Serralves”, que estará patente até 29 de janeiro, na Galeria Municipal de Arte.
Esta exposição, resultado de uma parceria entre a Câmara Municipal de Barcelos e a Fundação de Serralves, organizada quase 20 anos depois da exposição retrospetiva de Ana Vieira na Casa de Serralves, permitirá reavaliar o papel histórico desta artista e perceber a surpreendente atualidade das suas propostas artísticas. Além disso, representa um assinalável regresso da artista a um contexto que sublinha as relações entre espaço doméstico e público, entre interioridade e exterioridade, que caracterizam a sua linguagem artística.
Para o Presidente da Câmara, “esta exposição é a prova de que a cultura pode chegar aos cidadãos de uma forma descentralizada”. Miguel Costa Gomes mostrou-se satisfeito com a parceria entre o Município de Barcelos e a Fundação de Serralves, elogiando a qualidade do trabalho e das exposições de Serralves e assegurou que “enquanto cá estiver vamos fazer de tudo para manter esta parceria e para que os nossos munícipes tenham acesso à cultura de forma gratuita”.
Por sua vez, Ana Pinho, Presidente da Fundação Serralves, agradeceu todo o apoio dado pelo Município de Barcelos e lembrou que “esta é já a sexta exposição do Município de Barcelos em parceria com Serralves”. Estas exposições “itinerantes”, declarou, são “uma oportunidade de trazer Serralves à comunidade”.
A Câmara Municipal de Barcelos, ao longo dos últimos anos, tem vindo a reforçar a relação de parceria institucional com a Fundação Serralves, quer através de exposições nos diferentes espaços municipais, quer associando-se ao “Serralves em Festa” e à “Festa do outono”, que têm lugar nos jardins de Serralves.
Exposições Serralves em Barcelos
A primeira grande exposição em parceria com a Fundação Serralves foi “A Razão das Coisas” de Júlio Pomar, em 2013, na Galeria Municipal de Arte; seguiu-se a exposição coletiva “A minha casa é a tua casa: representações do urbano e do doméstico na Coleção de Serralves”, na Galeria Municipal de Arte, em 2014; depois, “ Música e Palavras”, em 2016, também na Galeria Municipal de Arte; “As palavras em liberdade” da coleção E.M. de Melo e Castro, em 2017, na Biblioteca Municipal de Barcelos; ‘Atoms Outside Eggs’ de Katharina Grosse, em 2018, no Salão Nobre dos Paços do Concelho; e “Através de…Ana Vieira na coleção de Serralves”, em 2019, na Galeria Municipal de Arte.
A Galeria Municipal de Arte está aberta de terça a domingo. Terça a sexta-feira das 10h00 às 17h30, sábados, domingos e feriados das 14h00 às 17h30.