O Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes, inaugurou a requalificação da EB1 de Macieira de Rates, uma obra que representou um investimento global de 439.402,41€ (empreitada e equipamento), cofinanciado em 339.094,84€ pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento regional (FEDER), no âmbito do Programa Operacional Norte 2020 e em consonância com os investimentos previstos no Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial (PDCT) da CIM Cávado para o Município de Barcelos.
A inauguração, realizada no dia 25 de novembro, contou com a presença do Presidente da Junta de Freguesia de Macieira de Rates, José Padrão, membros dos órgãos autárquicos e de outras entidades da freguesia, que se quiseram associar a este ato simbólico.
A comunidade escolar participou de forma empenhada na festa de inauguração, que marcou, também, o regresso dos alunos dos quatro anos de escolaridade à sua escola, agora requalificada e tida como “uma das melhores do Agrupamento”.
Essa foi, aliás, a nota deixada pela diretora do Agrupamento de Escolas Rosa Ramalho, Maria Paula Abreu, que se congratulou com a qualidade da intervenção e com a melhoria das condições escolares.
Também o Presidente da Junta de Freguesia sublinhou as excelentes condições que a escola passou a proporcionar aos alunos e à comunidade escolar, agradecendo à Câmara Municipal o investimento realizado e o reconhecimento da importância desta obra para a freguesia e para o concelho de Barcelos. Este é um “investimento do presente e do futuro”, disse José Padrão.
O Presidente da Câmara Municipal mostrou a sua satisfação pela inauguração das obras de requalificação da Escola, afirmando que “esta intervenção se insere na política de investimentos no parque escolar e na Educação em geral, uma área prioritária do executivo municipal que tem exigido um grande esforço financeiro do Município”.
Miguel Costa Gomes, acompanhado na cerimónia pela Vereadora da Educação, Armandina Saleiro, disse que “esta requalificação resulta de um esforço partilhado da Câmara Municipal, da Junta de Freguesia e da comunidade escolar”, referindo que a necessidade de intervenção nos acessos à Escola está a ser analisada pela Câmara Municipal, em estreita articulação com a Junta de Freguesia.
Os alunos brindaram os participantes nesta inauguração com cânticos preparados para a cerimónia, no dia em que passaram a usufruir de uma escola com melhores condições.
O edifício original foi construído em 1935, tendo sido alvo de alguns melhoramentos ao longo do tempo. A intervenção agora realizada foi a mais profunda e incluiu a ampliação do edifício onde foi instalada uma sala polivalente, um gabinete, uma arrecadação de material didático, um refeitório/sala polivalente e novas instalações sanitárias. Foram melhoradas as quatro salas de aula e o exterior foi todo arranjado.