A Presidente em exercício de funções, Armandina Saleiro, e o restante executivo receberam ontem, 25 de junho, nos Paços do Concelho, a equipa da delegação da Ordem dos Advogados que se sagrou campeã da Europa no Campeonato Europeu de Futebol para advogados – 8th Eurolawyers, competição que decorreu em Limerick, na Irlanda.
Armandina Saleiro deu os parabéns à comitiva dos campeões, equipa técnica e dirigentes, elogiando e trabalho desenvolvido por todos, que teve como resultado a conquista do campeonato europeu de futebol para advogados. “Este título é bom para vocês e para Barcelos, quero felicitar-vos pelo excelente resultado alcançado e dizer-vos que o Município continuará a apoiar a vossa actividade”, afirmou a presidente em exercício de funções. A autarca destacou ainda que “o desporto é uma atividade que pode ajudar a projetar o concelho de Barcelos além-fronteiras” e incentivou a equipa “a não ficarem por aqui e irem sempre atrás dos seus sonhos para se transformarem em conquistas, como foi o caso”.
Para Horácio Barra, Presidente da Assembleia Municipal, esta competição é “uma mais-valia inequívoca para a formação desportiva e cívica de todos os envolvidos, a nível nacional e internacional na qualidade desportiva existente no nosso Concelho, e isso é, claramente, um orgulho. Entendemos que a vertente desportiva desempenha um papel fulcral no desenvolvimento local e regional. Ao vencerem uma prova desta natureza, estão também a levar o nome de Barcelos mais longe”, referiu.
Neste Europeu da Irlanda, marcaram presença mais de 500 advogados, num total de 39 equipas provenientes de toda a Europa, repartida por quatro torneios: Classic, Master, Legend e Five.
A equipa de Barcelos participou no torneio de cinco e chegou ao lugar mais alto do pódio fruto de seis vitórias consecutivas, 18 golos marcados e apenas quatro sofridos.
No ano de estreia nas competições internacionais, em 2015, a equipa barcelense conquistou o título de campeã da Europa no Eurolawyers, em Malta e, em 2016 e 2018, participou nas duas edições do Mundiavocat, em Espanha (La Manga e Cambrils), tendo conquistado o título de vice-campeã do mundo, em 2016, e o terceiro lugar, em 2018.