A Vice-Presidente da Câmara Municipal, Armandina Saleiro, e a Secretária de Estado da Saúde, Raquel Duarte, inauguraram, segunda-feira, 8 de abril, duas Unidades de Cuidados Continuados Integrados de Saúde Mental para a Infância e Adolescência, da Associação Recovery IPSS.
A iniciativa, que contou com a presença de João Ferreira, diretor do Centro Distrital de Braga da Segurança Social, contemplou, primeiro, uma visita à Residência de Treino de Autonomia, Tipo A – Infância e Adolescência, em Adães, e posteriormente da Unidade Sócio-Ocupacional – Infância e Adolescência.
A Secretária de Estado da Saúde sublinhou que “a Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados tem vindo a crescer substancialmente nos últimos anos”. Raquel Duarte apontou que as duas unidades inauguradas “vêm responder a uma franja da população em que temos sentido grandes carências. Precisamente na área dos cuidados pediátricos, esta é a primeira resposta a nível nacional, por isso vamos aprender com ela”.
A Vice-Presidente da Câmara Municipal de Barcelos elogiou o trabalho da Associação Recovery IPSS e defendeu “uma comunidade inclusiva que não deixa ninguém para trás”. “E para que a educação inclusiva possa acontecer, temos que ter instituições de referência como a Recovery”, afirmou.
Miguel Durães, Presidente da Associação Recovery IPSS, falou de “um momento de grande importância” e de “um dia feliz para a saúde mental e para esta associação”, uma vez que se formalizou “a inauguração e prorrogação dos contratos-programa ao aumento da capacidade instalada daquelas que se constituíram nas primeiras entidades de cuidados continuados de saúde mental para a infância e adolescência do nosso país”.
Por fim, a Associação Recovery IPSS atribuiu à Câmara Municipal de Barcelos o Galardão Recovery, em reconhecimento do “apoio financeiro e logístico” dado à instituição. O Governo, a Fundação Manuel António da Mota, os Prémios BPI “la Caixa” e o Grupo Agrícola de Barcelos foram outras entidades galardoadas.