O Município de Barcelos e o Projeto OPEN B – Programa CLDS 3G e o Projeto Galoartis Programa Escolhas 7G assinalam, no dia 8 de abril, o Dia Internacional do Cigano. A iniciativa decorre na Biblioteca Municipal de Barcelos, entre as 9h30 e as 12h30, e inclui a visualização do filme temático“O Pátio das Cantigas”, para a comunidade cigana do concelho e a comunidade em geral, retratando as dinâmicas familiares e sociais de um bairro típico de Lisboa.
A iniciativa tem como objetivo valorizar a identidade cultural da comunidade cigana e promover o sentido de pertença à sociedade maioritária.
Nos últimos anos, o Município de Barcelos tem reforçado as políticas que visam a igualdade de oportunidades, equidade e inclusão social de todos os seus cidadãos. Com este intuito, tem sido privilegiada a intervenção com alguns grupos-alvo mais vulneráveis, em situação de grave exclusão social, como é caso das comunidades ciganas, através do Projeto dos Mediadores Municipais e da adesão ao Programa ROMED II.
Na área da Igualdade e não Discriminação, a Câmara Municipal tem vindo a implementar diferentes projetos, nomeadamente: a criação do Projeto Piloto de Mediador Municipal que permite uma maior aproximação, conhecimento e diálogo com as comunidades ciganas. Este trabalho de mediação incidiu sobretudo nas áreas da educação, do emprego, da saúde, da cidadania e da participação; o projeto “Conta Mais” (combate ao estigma da comunidade cigana, dando importância à condição da mulher); a assinatura, em 2014, do protocolo de cooperação entre a Comissão para a Cidade e Igualdade de Género e o Município de Barcelos; a candidatura, em 2016, no âmbito do Programa ESCOLHAS 6G – Projeto Galo@rtis entre outras ações de sensibilização; a adesão, no ano de 2018, do Município de Barcelos e da Rede Social ao Roteiro para a Igualdade promovido pela Associação ANIMAR em parceria com a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, com a intermediação da CIM Cávado; o interesse, manifestado, este ano, na adesão do Município à Rede de Municípios Solidários; o projeto da Casa Abrigo1, desde 2005, que constitui um recurso localizado no concelho (uma resposta desenvolvida pelo Grupo Ação Social Cristã – GASC); o apoio do Município de Barcelos ao Projeto SOPRO FEMININO, promovido pela associação SOPRO – Solidariedade e Promoção.