Os grupos do Taiti e da República Checa já atuaram, no dia 24, no palco instalado no Jardim das Barrocas. No dia 25, é a vez dos conjuntos do Brasil e Colômbia. No dia 27, sexta-feira, apresentam-se os representantes da República da Buriácia (da região da Sibéria, Rússia) e do Japão. Por fim, no dia 29, sobem ao palco os grupos da Alemanha e das Canárias.
Os espetáculos são de entrada livre e começam às 21h30.
Os concertos no Jardim das Barrocas configuram uma oportunidade para a população do concelho assistir às performances dos grupos internacionais, aproveitando o potencial humano e cultural que se encontra em Barcelos e, simultaneamente, dinamizar o centro da cidade.
O objetivo passa, igualmente, por divulgar e promover o Festival do Rio, sobretudo nos dias que antecedem a gala, ponto alto do evento, a realizar-se no dia 28, às 21h30, no palco montado em cima do Rio Cávado, junto à Ponte Medieval.
Na Gala do Festival do Rio irão estar representados dez países: Portugal, Argentina, Alemanha, Colômbia, Brasil, Buriácia, Taiti, Japão, República Checa e Canárias.
Contudo, no festival, que já se desenrola desde o passado dia 20 e só termina no próximo dia 9 de agosto, vão participar grupos de outras nacionalidades. A partir de domingo, começam a partir alguns grupos e a chegar outros, que irão atuar na 36.ª Mostra Nacional de Artesanato e Cerâmica de Barcelos.
No dia de abertura da Mostra de Artesanato, 3 de agosto, vão atuar grupos do Taiti, Chile e Rússia; no dia 6, da Sérvia e da República Checa; no dia 7, da Guiné-Bissau e Argentina; por fim, no dia 9, da Polónia e Colômbia.
A Vice-Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Armandina Saleiro, salienta que, “para o Município de Barcelos, é uma honra ser parceiro desta iniciativa, que projeta Barcelos além-fronteiras” e que “a prova disso são os 600 elementos de grupos folclóricos de outros países que cá estarão a partilhar da nossa cultura e levarão um bocadinho de Barcelos no seu coração”.