A cerimónia ficou marcada pelo descerramento de um Galo de Barcelos colocado em frente ao edifício da autarquia local.
A cerimónia contou ainda com a presença do Presidente da Junta de Alvelos, Domingos Duarte, do Presidente da Câmara de Boissise-le-Roi, Gérard Aubrun, do Presidente da Associação Franco-Portuguesa, António Luís, e do Presidente do Comité Europeu das Geminações, Jean-Claude Nignon.
No seu discurso, Anabela Real começou por lembrar que Barcelos é “reconhecida internacionalmente” pela sua criatividade, tendo sido distinguida como Cidade Criativa da UNESCO, na categoria de Artesanato e Arte Popular. “Somos orgulhosos do nosso artesanato e do nosso galo”, referiu a Vereadora, acrescentando que “este encontro entre Alvelos e Boissise-Le-Roi é uma de muitas geminações de sucesso feitas de modo a avançar na realização de uma verdadeira Europa dos cidadãos”.
Em Boissise-le-Roi esteve presente uma comitiva de cerca de 60 pessoas que viajou de Alvelos. A praça inaugurada foi batizada com o nome de Isaac Gonçalvès, autarca, empresário e benemérito português que teve um papel muito importante no apoio à comunidade emigrante portuguesa. A cerimónia contou com a atuação do Rancho Folclórico de S. Lourenço de Alvelos.
Boissise-le-Roi, situada na região da Ilha de França, tem uma vasta comunidade portuguesa, com uma forte presença de alvelenses.