Este dia ficou também marcado pela visita do presidente da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), Paulo Ferrão, que afirmou durante a sua intervenção que “a multidisciplinaridade do Centro I&D em Inteligência Artificial do IPCA abre grandes possibilidades para uma avaliação satisfatória da candidatura apresentada pelo Instituto Politécnico do Cávado e Ave à Fundação para a Ciência e Tecnologia”.
“Estas iniciativas são extremamente importantes para aproximar a ciência da economia e da sociedade como se verifica, de forma notável, no IPCA”, assinalou Paulo Ferrão.
O Presidente da Câmara mostrou-se satisfeito com o nível de qualidade do novo centro I&D em Inteligência Artificial e afirmou que “vale a pena continuar esta aposta na investigação”. Miguel Costa Gomes deixou também um pedido ao presidente da FCT: “olhe com carinho e consideração para a candidatura do IPCA que é importante para o instituto, mas também para a região e para o país” concluiu.
O diretor da Escola Superior de Tecnologia, Vitor Carvalho, afirmou que “a criação deste novo Centro de I&D em Inteligência Artificial Aplicada vai permitir alargar as ofertas pedagógicas e possibilitar a atribuição do grau de Doutor ao ensino politécnico”. Ainda durante as comemorações, e inserido na aposta da investigação aplicada e em articulação com as empresas, foi assinado no final da sessão um protocolo de cooperação com a empresa Fujifilm, que tem por objetivo a criação de estágios para os alunos do IPCA, como forma de apoiar a realização de projetos e dissertações de mestrado e desenvolver projetos de inovação.