Depois da Geração Ramalho, em 2016, e da Geração Côta, em 2017, o ano de 2018 é dedicado à família Baraça. Uma geração iniciada por Ana Lopes Gonçalves Valada, conhecida como Ana Baraça, que transmitiu a sua arte e saber, primeiro ao filho Fernando e à filha Rosalina, depois aos netos, Carlos, Vítor e Moisés.
É uma das famílias carismáticas do figurado barcelense que hoje tem como representantes os netos Vítor e Moisés Gonçalves, conhecidos por Irmãos Baraça, que se dedicam em exclusivo ao fabrico de artigos em barro, com fins decorativos, onde a tradição e inovação andam lado a lado.
Na Sala de Exposições Temporárias do Museu de Olaria, não irão faltar os coretos, os galos de Barcelos, as bandas de música e as alminhas, por entre as mais de cem peças que estarão em exposição e que espelham temas tradicionais, com especial incidência no mundo rural, na religião e nas festas.
O Museu de Olaria está aberto de terça a sexta-feira, das 10h às 17h30, e aos sábados, domingos e feriados das 10h às 12h30 e das 14h às 17h30. A entrada é livre.