O Primeiro-Ministro, António Costa, e o Presidente da Câmara, Miguel Costa Gomes, inauguraram hoje, 9 de junho, as novas instalações da empresa Kristaltek, em Abade de Neiva, uma empresa de mecânica de precisão que produz componentes para clientes como a Airbus, a Tyco Electronis, a Browning, a Leica e a Agência Espacial Europeia.
O Presidente da Câmara abriu a sessão, mostrando-se satisfeito por Barcelos “estar na linha da frente no que diz respeito à indústria da tecnologia de ponta”, afirmando que a Câmara será sempre “amiga da economia, permitindo que as empresas se possam expandir de forma sustentável, e a Kristaltek é uma dessas empresas, das quais muito me orgulho, e que contribui para a riqueza do concelho e para a criação de postos de trabalho”.
O Primeiro-Ministro apontou a inovação como a chave do sucesso, dando o exemplo da empresa Kristaltek, sublinhando a necessidade de uma aposta crescente na qualificação dos recursos humanos. “Investir na inovação é a chave do nosso sucesso e para o poder fazer necessitamos naturalmente de investir na qualificação de recursos humanos cada vez mais qualificados, que possam ajudar e sustentar esse processo de inovação“, afirmou.
António Costa destacou ainda os números positivos da economia portuguesa, mas advertiu que eles só serão sustentáveis se houver continuidade ao trabalho e ao investimento: “Temos crescido bem, o desemprego tem diminuído sustentadamente, temos estado a criar mais postos de trabalho, os índices de confiança têm atingido níveis recorde, o investimento tem estado a crescer, as exportações têm estado a aumentar. Mas estes números só são sustentáveis se dermos continuidade ao esforço, ao trabalho e ao investimento“.
Joaquim Matos, administrador da empresa, depois de fazer uma breve apresentação do core business e de agradecer a presença de todos, dirigiu-se ao Primeiro-Ministro afirmando que “não ficaremos por aqui, pode contar connosco para tornar Portugal num país mais competitivo, exportador e dinâmico”.