Esta iniciativa decorre do plano de intervenção da Rede Social do concelho e conta com a participação da Câmara Municipal de Barcelos, da Casa de Saúde S. João de Deus, da Casa de Saúde de S. José e da Associação AVC.
Esta Rede de Cuidados lançada no Dia Mundial da Saúde Mental, é uma inovação pioneira em Portugal e visa coadjuvar o Serviço Nacional de Saúde, principalmente os Cuidados de Saúde Primários e os Cuidados Continuados Integrados.
A estrutura tem como finalidade dar apoio a cuidadores, familiares e portadores de demência, acidentes vasculares cerebrais, idos, crianças e a jovens com perturbações emocionais.
Miguel Costa Gomes considera esta rede uma valência fundamental frisando que “ este projeto é uma garantia para os cidadãos que necessitam desta rede se sintam, de facto, protegidos e acarinhados, e que sejam olhados com respeito pela doença que têm”.
Em Novembro abre o Gabinete de Apoio Especializado e tem inicio a ação “Procuidador”, mas a rede preconiza o desenvolvimento longitudinal de quatro projetos específicos que instituem sobretudo uma lógica domiciliar e de capacitação dos doentes e famílias para lidar com as suas incapacidades e/ou dependências.