Na “festa” organizada pelos funcionários do Balcão Único, Miguel Costa Gomes agradeceu o convite dos funcionários para participar nesta comemoração, reconhecendo, ainda, a entrega que dão diariamente ao serviço e assegurou que eles são a imagem do Município. “São vocês que recebem os barcelenses todos os dias. E que demonstram um serviço de qualidade, profissional e com uma imagem própria do Município”, sublinhou, enfatizando que, “ao fim de um ano, o balanço é positivo”.
Este serviço surgiu no âmbito do processo de modernização administrativa que a Câmara Municipal de Barcelos tem vindo a desenvolver. O espaço, com 10 balcões de atendimento, concentra o atendimento ao público referente a todos os serviços da autarquia, que anteriormente se encontravam dispersos e que agora se centralizam num só espaço.
O Balcão visa facilitar a relação dos cidadãos com o Município e, do ponto de vista organizacional, potencia uma resposta cabal à procura que os serviços têm diariamente. Após um ano em funcionamento, foram atendidos 27.081 munícipes, com um tempo médio de espera de 4.30 minutos. O projeto destaca-se pela acessibilidade que garante a todos os cidadãos, nomeadamente aos que possuem mobilidade reduzida.
Com um horário de funcionamento, de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 17 horas (sem interrupção para almoço), os cidadãos podem tratar de todos os serviços relacionados com o atendimento geral.
Na reorganização dos serviços que estavam dispersos pelos vários espaços do município, cerca de 16 pessoas estão agora ao dispor dos cidadãos no Balcão Único de Atendimento.
Serviços:
Balcão Único de Barcelos enquadra-se numa estratégia de aproximação da autarquia aos cidadãos, disponibilizando serviços de apoio e atendimento integrado, nomeadamente:
Atendimento Geral
• Ambiente e Espaços Verdes
• Atividades Económicas
• Atribuição de apoios financeiros e não financeiros
• Atribuição de apoio financeiro no âmbito do Fundo de Emergência Social
• Certidões e Reproduções
• Circulação e Estacionamento
• Gestão Cemiterial
• Limpeza Urbana
• Obras na Via Pública e Saneamento
• Ocupação do Espaço Público
• Património
Apoio à Integração do Imigrante
• Emissão de certificado de registo de cidadão comunitário
Habitação Municipal
• Candidaturas de acesso à habitação municipal
• Pedidos relacionados com habitação municipal – rendas, obras, transferências, provas de rendimento, venda de imóveis, etc.
Reabilitação e Gestão Urbanística
• Benefícios fiscais à reabilitação urbana
• Entrega de elementos/alvarás/averbamentos/documentos
• Informações sobre processos urbanísticos
• Ocupação de via pública para obras de conservação
Sugestões úteis:
Antes de se dirigir ao Balcão Único de Barcelos, verifique se tem consigo a documentação relativa ao assunto que pretende tratar. Faça-se acompanhar do seu documento de identificação civil e fiscal.