Esta iniciativa integra-se num conjunto de atividades de promoção das qualidades turísticas da gastronomia local, potenciadas pela figura do galo e pelo universo cultural que se construiu à sua volta no concelho de Barcelos. À semelhança do Concurso Galo Assado, e de outras iniciativas inseridas nos 7 Prazeres da Gastronomia, promovidas pelo Município, pretende-se associar o galo e a produção do artesanato barcelense a outras áreas de relevância cultural e do património imaterial, como é a gastronomia, criando produtos turísticos integradores das tradições locais e regionais e das mais-valias turísticas do concelho. Pretende-se, ainda, dinamizar o setor da restauração e da economia local.
Aderiram a esta iniciativa os seguintes restaurantes: Babette, Bagoeira, Belo Horizonte, Bom Gosto, Cantinho d’Armanda, Casa dos Arcos, Casa Eduardo, Casa Lourenço, Chuva, Dom Carlos, Furna, Galliano, Galo Novo, Manjar das Estrelas, Oliveira, Os Mouros, Pedra Furada, Pérola da Avenida, Rústico, Solar Real, Sonho do Cávado, Taberna do Armindo, Taberna “O Manhoso”, Taberna Regional 2000, Taberninha O Chico, Tasquinha do Careca e Vera Cruz.
A par do Fim de Semana do Arroz Pica Chão, vai realizar-se no sábado, dia 5 de novembro, o Trilho dos Cogumelos e das Castanhas, e no dia 12 de novembro a Rota do Vinho e da Vinha: visita à Quinta de Balão e à Quinta de Tamariz. A realização desta rota tem como objetivos a promoção e o conhecimento dos vinhos produzidos em Barcelos, através da realização de visitas técnicas e provas dos vinhos produzidos nestas duas unidades locais.