No dia 31 de agosto, Dia da Cidade, realizou-se pela manhã a Cerimónia Protocolar do Hastear da Bandeira que contou também com um momento musical protagonizado pela Associação Juvenil de Bandas Filarmónicas. À noite, Marina Pikoul e David Lloyd apresentaram um recital de piano e violino no Salão Nobre dos Paços do Concelho, momentos antes da Sessão Solene em que foram atribuídas Medalhas de Honra da Cidade de Barcelos a Adelino Miranda de Andrade e João Baptista Machado, deputados barcelenses que integraram a Assembleia Constituinte, em 1976.
O Salão Nobre voltou a abrir portas na quinta-feira, dia 1, desta feita para receber um concerto de música e poesia do Coro de Câmara de Barcelos, e, na sexta-feira, para um recital de piano do luso-romeno Constantin Sandú que interpretou temas de Beethoven, Chopin, entre outros. Mais tarde, a Frente Ribeirinha acolheu o espetáculo da Associação Juvenil de Bandas Filarmónicas – Estágio Sopros do Minho 2016.
O programa de Comemorações do Aniversário da Elevação de Barcelos a Cidade terminou no sábado com o recital de fado clássico “Amália Sempre”, pelo coro Vox Angelis, no Largo Dr. Martins Lima. Pouco antes decorreu um espetáculo único de videomapping, com imagens de grande dimensão a serem projetadas na fachada dos Paços do Concelho. Durante a tarde, os trajes e a música tradicional encheram de cor e animação a Avenida da Liberdade que recebeu o XXII Festival de Folclore da Cidade de Barcelos – Grupos de Danças e Cantares de Barcelos.