A visita contou também com a presença do Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo, do Presidente da Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N), António Pimenta Marinho, e da Diretora Executiva do ACES Cávado III – Barcelos / Esposende, Sofia Leal.
A unidade de Saúde Familiar de Viatodos, uma das 12 unidades tuteladas pela ARS-Norte foi recentemente anunciada para transitar de Modelo A para Modelo B.
O Modelo B instalado na USF Viatodos visa refletir equipas de maior amadurecimento organizacional e tem como objetivo formar uma equipa de saúde que esteja disposta a aceitar um nível de contratualização de patamares de desempenho mais exigente.
O Presidente da Câmara Municipal de Barcelos frisou que “ a política deve-se aproximar dos cidadãos”, e que “as USF têm um papel fundamental nessa aproximação”.
O edil barcelense aproveitou a oportunidade para relembrar à atual administração da ARS Norte e ao Ministro da Saúde um compromisso assumido pelo presidente da ARS Norte anterior, no âmbito do mapeamento das necessidades de saúde de Barcelos, sublinhando que “na altura ficou acordado um investimento que vai ser feito na Unidade de Saúde Familiar de Martim que está sustentado no quadro comunitário”.
O Ministro da Saúde, Adalberto Fernandes, admitiu que as USF estão a falhar num dos fundamentos que levaram à sua criação: diminuir a afluência de doentes às urgências hospitalares.
O governante admitiu que o Governo tem um programa com medidas que visam“ aumentar a resolutividade dos centros de saúde, como facultar exames de diagnóstico simples e alargar os horários das USF”.
A Unidade de Saúde Familiar de Viatodos, pertencente ao Agrupamento de Centros de Saúde Barcelos/Esposende presta assistência a 9054 utentes de uma área geográfica que compreende as freguesias de Viatodos, Grimancelos, Minhotães, Monte de Fralães, Cambeses, Carreira e Nine.