Na cerimónia de inauguração da Casa Mortuária, após terem descerrado a placa comemorativa, o Presidente da Junta de Freguesia, António Cardoso, e o Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes, discursaram perante a população que se juntou em grande número no recinto da Casa Mortuária, numa cerimónia que contou também com a presença do pároco da freguesia, Manuel da Rocha, e de outros elementos da Junta.
Na sua intervenção, o Presidente da Junta considerou que o dia da inauguração deste equipamento “é histórico para a freguesia”, frisando que “espera continuar com o apoio do Município, sem o qual não teriam conseguido realizar esta obra”.
O Presidente da Câmara de Barcelos sublinhou que “é com muito gosto que se associa a este momento tão importante para Barqueiros” e reafirmou o propósito da Câmara Municipal de continuar a fazer “obras necessárias à população”.
Miguel Costa Gomes recordou a afetação de importantes recursos financeiros municipais às freguesias, vincando, assim, as prioridades políticas estabelecidas pelo atual executivo camarário.
A Festa da Nossa Senhora das Necessidades é uma das festividades mais prestigiadas no Minho e celebrada por todo o país. A sua grandiosidade é reconhecida pelos milhares de forasteiros que visitam Barqueiros nos dias 6, 7 e 6 de setembro.
O dia 8 de setembro está sempre imbuído de um espírito mais emocionado, pois é quando tem lugar a procissão, um dos pontos mais altos da festividade.